O EQUILÍBRIO na DINÂMICA PESSOAL - O Corpo

II parte: O CORPO




• A Expressão Verbal

E Corporal



• A Etiqueta

Social



• A Dieta

Desintoxicante



• A Ginástica

Ocular



• O Relaxamento

Dinâmico



Visual

Auditivo

Cinestésico



• A Auto Massagem e As Técnicas Respiratórias.



II PARTE – O CORPO

INTRODUÇÃO






“BELEZA SE FAZ DE DENTRO PARA FORA, POR ISSO, SAÚDE E ALEGRIA DE VIVER, SÃO MAIS IMPORTANTES QUE COSMÉTICOS E REGIMES, SENTIR-SE BEM É UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO, É SABER EVITAR AS VIOLÊNCIAS E AGRESSÕES, É RESPEITAR A SI PRÓPRIO E AS NECESSIDADES DE SEU CORPO”

O organizador deste trabalho não dá conselhos médicos direta ou indiretamente, nem prescreve o uso da dieta como forma de tratamento para a doença sem aprovação médica. Os nutricionistas e outros peritos na área de saúde e nutrição mantém pontos de vista largamente diversos. A intenção do organizador não é diagnosticar ou prescrever.

O objetivo é apenas oferecer informação de saúde para ajudá-lo a cooperar com seu médico em sua busca mútua de saúde. No caso de utilizar esta informação sem aprovação de seu médico, você estará se automedicando, o que é um direito seu, mas o organizador não assume qualquer responsabilidade.

No mundo moderno em que vivemos atualmente, somos conduzidos através de referências externas a nós mesmos.

A conscientização do ser humano não é interessante a estrutura de poder dominante, seres conhecedores de si mesmos, desafiantes e questionadores da situação atual, desafiam a ordem instalada, colocando em risco, o domínio dos todos poderosos que indiferentes as necessidades humanas, exploram as pessoas, não respeitando seus direitos natos, e somente reconhecendo os que fazem parte dos já seres massificados.

Este trabalho é dedicado a você, a estimular sua natureza original, e através do resgate da sua FORÇA VITAL, descortinar o seu caminho e a sua verdade devolvendo-lhe sua energia vital, desperdiçada numa digestão difícil e complicada, alicerçada na escravidão pôr suas papilas gustativas, que tão bem o sistema sabe incentivar. De qualquer maneira, o sentir mesmo que individual é verdadeiro, e na sua luta diária, no seu ódio, no seu amor, enfim na sua vida, o seu caminho é a saúde do seu corpo.







BIORRITMO



O que é Biorritmo?

Autor João Carlos Macedo



A palavra biorritmo origina-se do grego, de BYOS e RHYTHMOS que na tradução ao pé da letra, significa:

RITMO DA VIDA

O Termo RHYTHMOS é usado quando queremos nos referir a qualquer seqüência cadenciada que se processa ciclicamente e em fases de tempo regulares.

Sabendo-se que a matemática é a ciência que aborda a racionalização e cálculo das medidas de tempo e espaço, classificamos o biorritmo conforme esta definição:

Biorritmo é o resultado do método matemático que se dedica ao estudo dos ritmos que caracterizam o comportamento biológico.

O Equilíbrio

“Todo equilíbrio é instável posto que é um equilíbrio”. (Albert Einstein.)

Um método que determina uma dieta individual, utilizando o Princípio da Eliminação Tóxica e os Ciclos Naturais do Corpo de cada um, visando estabelecer o equilíbrio natural do corpo.



Os Ritmos Naturais

Toda natureza é ritmo e pulsação cíclica.

A periodicidade dos elementos naturais é proporcional e calculável matematicamente.

Os Três Ritmos básicos

Este estudo se restringe aos três mais conhecidos ritmos

O Físico, o Emocional e o Intelectual.

Cada um desses ritmos desenvolve-se ciclicamente em duas fases; a positiva que vai desde o início do ciclo até a metade de seu percurso, e se entende como fase de expansão, e a negativa, que vai da metade até o fim do ciclo, e se entende como fase de regeneração.

Os dias iniciais, tanto da fase positiva como da fase negativa de cada um dos ciclos, são chamados dias críticos.

Cada ritmo possui características cíclicas próprias, conforme será exposto a seguir.

O Ritmo Físico

Com duração de 23 dias, sua fase positiva vai do início até o décimo primeiro dia e meio; a fase negativa a partir daí até o fim do ciclo.

Este ciclo origina-se nas células que compõem as fibras do sistema muscular. Regula a capacidade física em todas as suas inúmeras nuanças. Em sua fase positiva, estaremos fisicamente dispostos e a sensação de bem estar e vigor será constante, já na fase negativa é comum a prostração física e a predisposição a pequenas anomalias como enxaquecas, resfriados e perturbações gástricas.

O Ritmo Emocional

Com duração de 28 dias, sua fase positiva vai do início até o décimo quarto dias; a fase negativa a partir daí até o fim do ciclo.

Este ciclo origina-se nas células que compõem o sistema nervoso. O ritmo emocional regula nossas emoções e sentimentos, em sua fase positiva, estaremos com ânimo alegre e sentimentalmente estável. Na fase negativa é comum ocorrerem sentimentos de desânimo, frustração, nervosismo e irritação.

Este ritmo aliado ao ritmo físico são os mais importantes para a determinação dos dias em que as probabilidades de acidentes são mais pronunciadas.

O Ritmo Intelectual

Com duração de 33 dias, sua fase positiva vai do início até o décimo sexto dia e meio. A fase negativa a partir daí até o fim do ciclo.

Este ciclo origina-se nas células cerebrais. O ritmo intelectual regula nossa capacidade de conceituar, entender e raciocinar. Em sua fase positiva, estaremos com plena capacidade de percepção, possibilitando-nos a dirimir dúvidas e solucionar problemas, bem como estudar e assimilar novos conhecimentos.







A DIETA DO BIORRITMO

Os silvícolas e os animais selvagens alimentam-se diversas vezes pôr dia e, apesar disso, jamais engordam ou tornam-se obesos. Não sofrem de diabete, prisão de ventre, constipações gástricas, hemorróidas ou problemas nas coronárias. Pôr que seremos nós tão diferentes e onde estaremos errados?

A parte do cérebro que comanda a nossa vontade de comer, e que é vulgarmente conhecida como apetite, funciona como uma espécie de regulador, que desliga automaticamente assim que a vontade esteja satisfeita. O apetite, no entanto, se é capaz de nos alertar perfeitamente

Para o quanto comer, não tem condições de nos dizer o que comer. Assim, quando o apetite nos desperta para a necessidade de comer, podemos satisfaze-lo facilmente, com um saco de balas, uma bela fatia de bolo, ou uma barra de chocolate, tipos de alimentos que não são exatamente os que os indígenas e os animais selvagens digerem.

Se ao lado de sua atividade de despertador, o apetite também pudesse nos alertar sobre o momento em que ultrapassamos os limites desejáveis do açúcar e da gordura, grande parte dos nossos problemas estaria resolvida. Pelo menos não teríamos necessidade de viver em conflito permanente com tão grande quantidade de diferentes dietas.

ENERGIA E CALORIAS

Você precisa de energia para tudo que faz: andar, falar, digerir e até para dormir ou pensar.

Juntamente com a água e o oxigênio, os alimentos garantem o funcionamento da sofisticadíssima máquina que é o corpo humano. Vem da alimentação, também, ou melhor, dos nutrientes que ela contem – a matéria prima utilizada para o crescimento e a manutenção do corpo. Tecidos, ossos, depósitos de gordura, glóbulos sangüíneos, plasma, cabelos e unhas estão em constante reposição.

Quanto maior o corpo, mais matéria prima de reposição ele exigirá. E além disso, o funcionamento do organismo requer vitaminas, enzimas, minerais e hormônios. Os minerais e vitaminas estão nos alimentos. Os hormônios e enzimas são fabricados a partir dos nutrientes que eles fornecem. Daí a importância de uma dieta balanceada: todos os nutrientes vem dos alimentos, mas nem todos os alimentos possuem todos os nutrientes. Além disso, o corpo os aproveita com eficiência maior ou menor, dependendo do tipo e da quantidade da dieta global.

Existem cinco tipos de nutrientes além da água e do oxigênio:

PROTEÍNAS – São essenciais para a construção, o reparo e a manutenção dos tecidos, além de serem a substância básica para a fabricação de hormônios e enzimas.

GORDURAS – Constituem uma importante fonte de energia e contem as vitaminas A e D. são os depósitos de gordura que protegem os órgãos vitais e que, sob a pele, preservam o calor do corpo.

CARBOHIDRATOS – Sua principal função é fornecer energia. Quando não utilizados, são armazenados sob a forma de glicogênio, constituindo uma reserva energética. Ou se transformam em gordura e se depositam no tecido adiposo.

MINERAIS – Cumprem funções distintas: fósforo, ferro, zinco, cobre e enxofre são essenciais nos processos de liberação de energia pêlos músculos, pelo sangue e fígado. O sódio e o potássio são os principais responsáveis em manter constante o equilíbrio dos líquidos do corpo. E, finalmente, o cálcio, o magnésio e o fósforo predominam na estrutura dos ossos e dentes. Outros minerais, ainda, desempenham papéis importantes na nutrição. Entre eles, o flúor, o iodo, o zinco e o magnésio.

VITAMINAS – São vitais para as inúmeras reações químicas que se operam no organismo. As principais são:

VITAMINA A: dependem dela a visão normal, o crescimento e a saúde da pele, cabelos e unhas; contribui para a saúde dos dentes e conservação do esmalte; é importante para assimilação das gorduras, para glândula tireóide, fígado e supra-renais.

VITAMINA B: não é uma, mas um complexo de vitaminas; cada uma desempenha seu papel no metabolismo celular e muitas são essenciais para liberação de energia. A vitamina b12 é muito importante na anemia e nas infecções cutâneas.

VITAMINA C: necessária para o funcionamento dos tecidos conjuntivos e para a substância intercelular. A falta dessa vitamina acarreta o sangramento dos vasos, dando origem ao escorbuto. O corpo necessita de mais vitamina C em situações de cansaço e esgotamento. Ela facilita a circulação sangüínea, auxilia na defesa contra infecções, no desenvolvimento dos ossos, na cicatrização. Indispensável aos olhos, pulmões e pâncreas.

VITAMINA D: é importante para a saúde dos olhos e dos dentes. Auxilia a absorção do cálcio, do fósforo e é fundamental para mobilizar o cálcio, durante a fase de crescimento ósseo, na infância. Ela é liberada pela ação da luz solar sobre a pele. Sua falta pode significar ossos fracos e juntas doloridas.

VITAMINA E: encontrada principalmente em óleos vegetais, cereais e ovos, folhas verdes e ervilhas; tem importância para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, atua no aproveitamento da vitamina A e no metabolismo muscular.

VITAMINA K: é necessária para a formação de uma enzima essencial à coagulação do sangue. É recomendada a pacientes sujeitos a hemorragias e também a recém nascidos, com o mesmo fim.

Proteínas, vitaminas, minerais, tudo isso é vital, mas não se pode deixar de lado o papel primordial da água no funcionamento do corpo.

Para se avaliar sua importância, é bom lembrar que ela representa 70% do nosso volume. Cada uma das células é cercada pôr um fluido de um determinado conteúdo químico, cuja base é a água. Ela toma parte em muitas das reações químicas que ocorrem incessantemente no organismo, e conduz uma infinidade de substâncias do intestino ao sangue e as células. Muitas transformações que os alimentos sofrem durante a digestão, utilizam água. E ela também esta presente quando, mais tarde, o produto da digestão é absorvido pelo corpo. Como se não bastasse, depende também da água a estabilidade da temperatura do corpo.

Uma alimentação equilibrada, requer a combinação de todos os nutrientes, na proporção aproximada de 15% de proteínas, 30% de gorduras, 55% de carbohidratos. Se você souber o que predomina em cada tipo de alimento, fica mais fácil escolher o que comer para atender satisfatoriamente às necessidades do corpo.

Nas carnes, peixes, ovos e legumes está a principal fonte de proteínas. Mas eles também contem ferro e vitaminas do complexo B, alem da vitamina A ( nos e no fígado) e de gorduras.

Leite e queijo são ricos em cálcio e em fósforo; contem proteínas e vitaminas A,D, e algumas do complexo B.

Os Cereais representam talvez, a parte mais volumosa da nossa dieta. São fontes importantes de vitaminas do grupo B, de algumas proteínas, de gorduras e de ferro.

Nas frutas e nas verduras obtêm-se vitaminas, sais minerais e fibras que são muito importantes no processo digestivo. As frutas cítricas são especialmente ricas em vitamina C, que também pode ser encontrada nas verduras, no caju, na beterraba, na fruta do conde... as raízes fornecem sobretudo carbohidratos.

O QUE É CALORIA?

Tema de infindáveis tabelas, verdadeiro bicho papão nos regimes para emagrecer, o que é afinal caloria? Trata-se apenas de uma unidade de medida para indicar a quantidade de energia que se pode extrair de um alimento. Se você prefere uma definição, caloria “é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de água em um grau Celsius”.

Portanto caloria é uma medida de calor. É bom lembrar, contudo, que o calor é apenas uma das formas de energia produzidas pelo metabolismo. Os nutrientes, digeridos e absorvidos, são quimicamente queimados para produzir energia.

Além da calorífera, também resultam daí energia mecânica, que faz os músculos se contraírem provocando o movimento; elétrica, liberada pelo cérebro e pelo coração, e química, que é continuamente convertida nas demais, resultando daí um ciclo energético. Neste contexto, portanto, energia não tem nada a ver com ânimo ou força. Significa aqui, a capacidade para realizar o trabalho do corpo, ou seja, para nos manter vivos, respirando e digerindo, ativos, trabalhando e pensando, entre outras coisas.

A QUOTA DE CADA UM

Um homem médio necessita de 3000 calorias pôr dia aproximadamente. Mas as necessidades energéticas variam muito, pêlos mais diversos motivos. Um deles é que os corpos não possuem todos a mesma eficiência: alguns organismos consomem mais energia do que outros. Hoje, sobretudo nas grandes cidades, a vida mais sedentária baixou nossas necessidades energéticas, embora isso não tenha significado, necessariamente, uma alteração nos hábitos alimentares. Talvez isso explique uma parte dos problemas de obesidade – a energia que consumimos e não aproveitamos, isto é, o excesso, é acumulada sob a forma de gordura.

Características individuais à parte, uma série de fatores determina a quantidade de energia de que cada pessoa precisa: o sexo( as mulheres precisam de menos), a estatura ( quanto maior o corpo, mais energia ele exigirá), a ocupação.

A maioria das mulheres, segundo apontam estudos e pesquisas científicas sobre o assunto, gasta entre 2500 e 2000 calorias diárias, trabalhando em fábricas, em casa ou em escritórios.

Os homens podem ser separados em três grupos, segundo a atividade que exerçam.

O sedentário, que reúne os médicos, os advogados, os jornalistas e os trabalhadores de escritório, entre outros, compõe-se de pessoas que necessitam de aproximadamente 2700 calorias diárias.

Os homens de atividade moderada carteiros, carpinteiros, encanadores, motoristas de ônibus, tem um consumo diário de 3000 calorias.

E finalmente o grupo dos ativos trabalhadores braçais de diferentes setores, reúne pessoas que necessitam de 3600 calorias pôr dia.

Os grupos especiais, do ponto de vista das necessidades energéticas, são as crianças, as grávidas e as lactantes. As meninas de 9 a 18 anos e as grávidas são as mais sujeitas ao risco de se tornarem obesas, ao consumirem mais energia do que realmente o organismo exige diariamente.

A OBESIDADE

Todos nós conhecemos alguém que come de maneira exagerada, jamais faz qualquer tipo de exercício físico e, apesar disso, é magro.

Da mesma forma, todos conhecemos pessoas que vivem em dieta permanente, e mesmo assim são gordas e enormes. A explicação para tais disparidades está no padrão individual do metabolismo, que varia de pessoa para pessoa e que faz com que determinadas pessoas queimem calorias com mais facilidade do que outras.

É bem provável que o problema tenha início na infância, pois algumas mães “fabricam” futuros gordos, com superalimentação.

A maioria das pessoas obesas na fase adulta foram gordas quando crianças. A superalimentação na fase infantil, desenvolve um número excessivo de células gordas, que permanecem para o resto da vida, fazendo com que as pessoas, depois de adultas tenham dificuldade em perder peso, e muitos problemas para a manutenção de um peso baixo.

O excesso de peso acarreta uma sobrecarga no sistema vital do organismo. O primeiro órgão a sofrer diretamente essas conseqüências é o coração, cuja bomba obrigada a trabalhar em dobro, se dilata, juntamente com os vasos capilares, que também são obrigados a uma sobrecarga para alimentar as gorduras adicionais. O colesterol, principal responsável pela coagulação das artérias coronárias, também está presente em grandes quantidades no sangue das pessoas obesas, precipitando uma situação perigosa. Também a diabete é mais comum nas pessoas gordas, assim como distúrbios de rins, cirrose hepática, inflamações da vesícula, artrite, hérnia, varizes; ao mesmo tempo a respiração fica dificultada pela quantidade de gordura ao redor do diafragma, favorecendo o surgimento de enfermidades como bronquite, pneumonia e enfisemas. De modo geral, entretanto, todos esses riscos – com raras exceções – podem ser evitados com uma dieta rigorosa e uma distribuição mais correta das calorias. E certamente alguns exercícios físicos como caminhadas diárias, esportes e movimentação, darão uma boa ajuda na prevenção e erradicação das doenças associadas à obesidade.

AS CAUSAS DA OBESIDADE

Segundo os endocrinologistas, obesidade não é uma doença, mas sintoma de algum desequilíbrio, que pode ser físico, psíquico ou mesmo de hábitos de vida. A maioria deles resulta em excesso de peso porque implica alimentação exagerada. A ansiedade e a insegurança, POR EXEMPLO, MUITAS VEZES FAZEM DA COMIDA UMA FONTE DE COMPENSAÇÃO.

Existem casos, contudo, em que a obesidade não é necessariamente resultado de superalimentação. Certos desequilíbrios metabólicos podem fazer a pessoa engordar muito, mesmo comendo pouco. O hipotireodismo ( quando a tireóide trabalha mesmos do que o normal) é um deles. E a atividade exagerada do pâncreas, com a conseqüente elevação da taxa de insulina, é outro.

O fator hereditário também é reconhecido, hoje, como causa de excesso de peso. Entre os animais – os cachorros pôr exemplo – existem raças mais gordas do que outras. Com os homens acontece o mesmo. Contudo é muito mais fácil determinar onde acaba a hereditariedade e onde começam os hábitos alimentares familiares.

As vezes o excesso de peso não significa excesso de gordura. A retenção de água ou hipertrofia dos músculos também são capazes de fazer uma pessoa pesar mais. A retenção de líquido pode Ter causas diversas – o excesso de cortisona é uma delas. Uma das mais freqüentes, porém é a que faz muitas mulheres sentirem o ventre e os seios inchados, nos dias que antecedem a menstruação: os ovários, nesse período, produzem uma quantidade de estrogênio maior do que a habitual, e isso afeta o equilíbrio entre o sal e a água do organismo, provocando um aumento de peso de um a dois quilos. Tão logo começa a menstruação, entretanto, esse acúmulo de água é eliminado através da urina.

Freqüentemente se aponta a falta de atividade física como causa da obesidade. Mas, na verdade, a relação entre exercício e perda de peso é pequena, ao contrário do que muita gente pensa. Para se Ter uma idéia de como seria difícil emagrecer apenas com exercício, basta dizer, que para perder 100 calorias é preciso correr seis minutos; e que para ganhar as mesmas 100 calorias basta comer uma fatia de bacon. Correr, nadar, fazer ginástica ou praticar um esporte, tudo isso ajuda muito num processo de emagrecimento, mais em termos de enrijecimento da musculatura e de melhoria das condições físicas gerais de circulação e oxigenação principalmente.

GORDURAS E COLESTEROL

Entre todas essas controvérsias, alguns fatos merecem ser destacados. Os maiores perigos para a saúde, advindos da alimentação, estão no excesso de gorduras de origem animal: MANTEIGA, QUEIJOS, CARNES... e no consumo de AÇUCAR, ÁLCOOL, e abuso de ALIMENTOS REFINADOS ( não integrais). O excesso de gordura animal torna-se perigoso pôr causa de uma substância oleosa conhecida como colesterol e que favorece o aparecimento de inúmeros problemas cardíacos. O colesterol processado no fígado é utilizado para repara membranas rompidas e produzir hormônios sexuais ou tecidos cerebrais, é um componente essencial do organismo humano, encontrado em grande quantidade nas gorduras animais. Nosso organismo, no entanto, não necessita de mais colesterol além do que já produz, e aí surgem as dificuldades, pois o colesterol em excesso, ingerido com as gorduras, começa a bloquear as artérias e pode mesmo chegar à formação de coágulos que impedem o suprimento regular de sangue ao coração e ao cérebro.

No entanto a presença de colesterol nas gorduras de origem animal não significa que a solução esteja na adoção de uma semiditadura vegetariana. Significa apenas que devemos diminuir a manteiga no pão, cortar o excesso de gordura nas carnes, substituir as gorduras saturadas ( carne vermelha, queijo, leite integral, ou gorduras vegetais hidrogenadas, coco, miúdos de vaca, gema de ovos) e quando fizermos uso de carnes, devemos preferir frango sem pele, peru sem pele, peixes sempre magros e assados ou grelhados.

Outro perigoso inimigo de nossa saúde é o açúcar, pelas conseqüências que pode acarretar. Não apenas pôr estar intimamente ligado a diabete, mas principalmente pôr ser a causa básica da obesidade e de suas decorrências.

Hoje a tendência é consumir alimentos refinados ou beneficiados, particularmente arroz e farinha, o que leva necessariamente a segundo plano suas qualidades naturais. A vitamina B necessária a boa digestão, geralmente está presente nas cascas dos vegetais. Na verdade, essas cascas são paredes celulares das plantas e sua ingestão pelo organismo humano é essencial. Quando se beneficiam esses alimentos, a casca é removida, em detrimento do nosso sistema digestivo.

Para que tenhamos certeza de que nossa dieta contem suficientes elementos desse tipo, devemos evitar a farinha de trigo e seus derivados e procurar comer frutas frescas, verduras e grãos integrais.

EXISTEM AS GORDURAS SADIAS!?!

As pessoas pensam freqüentemente nas gorduras como substâncias oleosas que deixam marcas difíceis de sair em guardanapos e roupas.

A gordura é um componente vital dos organismos vivos, se não houver em nossa alimentação, o equilíbrio certo no consumo de gorduras, corremos u significativo risco de desenvolvermos doenças degenerativas.

Vamos ver primeiramente quais os tipos de gorduras BOAS e gorduras MÁS, como comer adequadamente estas gorduras e como se livrar do excesso, alcançando o equilíbrio ideal.

A gordura corporal, armazena energia, ajuda a proteger os rins e serve como um cobertor de isolamento da pele, ela tem o papel de absorção das vitaminas A, D e no intestino são partes vitais dos sais da bile produzidos no fígado para auxiliar a digestão dos alimentos gordurosos, e alem do que as gorduras fazem parte de todas as membranas de cada célula de nosso corpo, daí constatamos que a insuficiência das gorduras necessárias pode levar o corpo a um estágio de deficiência, em que o organismo leva a uma compensação da falta durante um pequeno período, a partir do qual se instala um processo favorável a instalação de doenças. Outra alternativa são os processos químicos que se iniciam com a intenção de fornecer substitutos para as substâncias que não foram supridas pela alimentação adequada. Esses procedimentos internos, nos ajudam a passar curtos períodos sem efeitos visíveis, porem se simplesmente não dermos ao nosso corpo o que ele precisa, os problemas surgem. Existem nutrientes essenciais que o nosso corpo não produz sozinho, na falta destes componentes essenciais o funcionamento do todo fica comprometido.

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, as gorduras insaturadas que o nosso corpo não produz, são os guardiães das nossas células permitindo o livre trânsito entre o material genético de cada célula e os nutrientes que elas necessitam para manter a VIDA.

Bus que na sua alimentação, alimentos com alta concentração dessas gorduras. Elas são as gorduras sadias.

O AÇUCAR: COMO SUBSTITUIR ESTA DELÍCIA POR OUTRA!?!

O açúcar causa uma série de reações bioquímicas capazes de gerar prazer. Tudo começa nas papilas gustativas especializadas em captar o sabor adocicado. Daí, o estímulo é levado até o hipotálamo, parte do sistema nervoso central que controla, entre outras coisas, as sensações. Ali, o sabor doce é traduzido para sensação prazerosa.

A Segunda reação provem da transformação do açúcar em glicose, o que estimula a produção de seritonina, neurotransmissor que age sobre o sistema nervoso central desencadeando ainda mais prazer, além da sensação de saciedade. O terceiro motivo é que como o açúcar é um alimento puramente energético, produz calorias instantâneas que se transformam no combustível essencial para o funcionamento de todas as células do organismo, além desta reação gerar energia e calor, produz o sentimento de satisfação.

Quando a quantidade de glicose, resultado da metabolização dos carbohidratos ingeridos, dá e sobra para o gasto, o excesso é estocado no fígado na forma de glicogênio, para ser usado mais tarde quando necessário. Se, porem, o fígado estiver abarrotado de glicogênio, o organismo o transforma em gordura, a grande responsável pela obesidade.

O CHOCOLATE

Utilizado pôr nós em conjunto com o açúcar, é uma das delícias inventadas que causam imenso prazer. Um dos componentes do chocolate é a tiramina, a partir dessa substância, o organismo é induzido a fabricar mais serotonina, neurotransmissor que, alem de propiciar sensações de prazer e bem estar, está envolvido no CONTROLE DO AFETO, no estado de vigília e do sono, na impulsividade e entra também como regulador das funções sexuais. O chocolate contem altas doses de substâncias químicas que atuam no cérebro produzindo excitação, relaxamento e conforto. As gorduras contidas no chocolate, elevam os níveis de endorfinas, conjunto de substâncias produzidas pelo cérebro que, alem de aliviar a dor, causam euforia, sensação de segurança, paz e calma.

A liberação destes dois tipos de neurotransmissores, talvez explique a necessidade escondida que nos impulsione a devorá-lo. Além do mais, o chocolate é energético e rápido na sua ação, com grande quantidade de gorduras e açucares, produz energia instantânea.

Utilizado nas suas características básicas, é benvindo, coma-o com moderação, desfrute-o com bom senso, e saiba a hora de parar de come-lo.

COMO FAZER O CORPO PEDIR MENOS SAL!?!

Sal de cozinha, cloreto de sódio, sua grande culpa é causar hipertensão. Sua propriedade é a de reter água no organismo, com a conseqüência de que o aumento do volume de líquido no organismo, especificamente na corrente sangüínea eleva a pressão arterial.

Pôr muitos séculos o sal teve consideração extremamente valiosa, não tanto como condimento, e sim porque era utilizado como um conservante dos alimentos, chegando em algumas épocas a ser uma valiosa moeda de troca.

Como já vimos anteriormente, o corpo retêm água quando esta pôr demais ácido, água necessária para diluir os efeitos das substâncias ácidas no organismo, desacidificando o sistema a necessidade de sal diminui.

Dietas que mandam cortar o sal, não funcionam, é preferível aguardar a restauração do equilíbrio orgânico. Sem o sódio nossa saúde sofreria, em conjunto com outro mineral, o potássio, é importante no equilíbrio eletrolítico e hidrostático do organismo. Este equilíbrio regula o volume de líquido no organismo, dentro e fora da corrente sangüínea, alem do que ambos controlam as contrações das fibras musculares, inclusive as do músculo cardíaco.

Para que o trabalho do coração seja eficiente, o equilíbrio sódio potássio, deve ser preservado, sem contar com a possibilidade de uma desidratação ocorrer.

A utilização de SAL MARINHO, evita as impropriedades do sal industrializado, que teve a agressão de diversos processos químicos para sua industrialização, equilíbrio sódio potássio satisfeito naturalmente, regula nossa necessidade do consumo de sal, evitando assim, os inchaços do sistema, trazendo a PRESSÃO SANGUINEA A NÍVEIS SATISFATÓRIOS.

Depois de colocarmos sal em tudo que comemos, com grande probabilidade, esquecemos o verdadeiro gosto do sal, ou muitas vezes está confundido com nossa fome.

O ÁLCOOL

De todos os excessos alimentares, entretanto, indiscutivelmente o álcool é o mais perigoso. Álcool em demasia é um veneno que fatalmente intoxicará o organismo, a começar pelo fígado. Se a quantidade de álcool ingerida for maior do que a capacidade que o fígado tem de depurá-lo, este se tornará progressivamente envenenado e muitas células serão substituídas gradativamente pôr tecidos fibrosos, num processo conhecido pelo nome de cirrose hepática.

Alem disso, o hábito de beber excessivamente pode acarretar também irritação na mucosa gástrica e provocar gastrite crônica.



O FUMO

Cada vez que um fumante acende um cigarro, ele aspira fumaça nociva composta pôr cerca de 4.800 componentes químicos diferentes, classificados principalmente em cinco grupos: a) cancerígenos – aqueles que produzem o câncer diretamente; b) co-cancerígenos – aqueles que colaboram com os primeiros em seu trabalho destruidor; c) nicotina – um veneno que torna o cigarro objeto de dependência ( a aspiração de 70mg de nicotina pode levar à morte, e um simples cigarro contem entre 0,5 e 2,0mg de nicotina); d) substâncias prejudiciais à garganta e aos brônquios; e) gazes, como o monóxido de carbono.

Quando a fumaça é inalada pêlos pulmões, paralisa temporariamente as membranas ciliares que protegem nos brônquios a entrada de sujeira ou bactérias nos pulmões. Com o cigarro, sua ação protetora é retardada, permitindo que os pulmões sejam atingidos. Dez mil cigarros, apenas um pouco mais do que cada fumante consome em um ano, podem conter cerca de 170g de alcatrão, que são introduzidos no organismo. E a nicotina, um dos mais fortes tóxicos do reino vegetal, é um grande inimigo do sistema vascular, atacando principalmente os capilares e provocando sua contração. A nicotina atua também como estimulante sobre as glândulas endócrinas, agindo através delas sobre os grandes vasos. Essa tonicidade do sistema vascular, redunda na maior predominância do psiquismo sobre o físico, e este é certamente, um dos principais fatores do efeito estimulante de fumar. Muitos fumantes, além de ação estimulante, sentem também depressão, fato ligado aos inúmeros efeitos colaterais da nicotina.

Alem dos problemas respiratórios e pulmonares, as pessoas cardíacas que fumam tem um índice acentuado de morte prematura.

Das pessoas com menos de cinqüenta anos, viciadas, a maioria é mais suscetível à esclerose coronária e ai enfarte do que as não fumantes. Nos fumantes assíduos também é encontrada uma maior quantidade de colesterol, que favorece as deposições de cálcio nas veias e a arteriosclerose.

O cigarro causa uma dependência química e outra dependência psicológica. De cada cinco fumantes, apenas um consegue largar definitivamente o vício. Os sintomas sofridos pelas pessoas que tentam parar de fumar são vários. Um deles é um processo químico, causado pela nicotina, chamado de síndroma da abstinência.

Parar de fumar é muito difícil. Na síndroma da abstinência, o paciente sente ansiedade, aumento do apetite, perda da concentração, irritação, insônia e dor de cabeça. O fato de todos esses sintomas desaparecerem ao se acender um cigarro, faz com que a maioria dos fumantes volte ao vício. As síndroma da abstinência dura de 15 a 20 dias. Além dela, aqueles que tentam parar de fumar sofrem também de sintomas relacionados a fatores psicológicos ligados ao fumo, como a auto afirmação e a segurança. O ato de fumar envolve vários sentidos: a visão, o olfato, o paladar e o tato. Há todo um ritual executado pelo fumante, desde o momento em que o cigarro é retirado do maço, quando ele é aceso, tragado, até o momento da fumaça ser expelida. A sensação de prazer produzida pelo cigarro também é decorrente da nicotina, bastam 10 segundos para o fumante sentir seus efeitos, a nicotina atua como estimulante e também como relaxante. O fumante apreende a desfrutar estes dois efeitos: quando está tenso, fuma para relaxar e quando está com sono, busca no cigarro a excitação para executar suas tarefas.

O PESO IDEAL

Quando você pesa 10% a mais do que seria desejável, fala-se em excesso de peso. Quando o excesso é superior a 10%, o caso é obesidade. A diferença entre uma e outra situação é, portanto, quantitativa. O modo de engordar é o mesmo.

A trinta e seis graus, ou seja, a temperatura do corpo, a gordura é uma substância líquida, semelhante ao óleo. Ao contrário das proteínas e dos carbohidratos, pode ser facilmente estocada no corpo – mais exatamente, no tecido adiposo, que fica sob a pele, entre os músculos e em torno dos órgãos abdominais. Esses depósitos, ao contrário do que se pensou pôr muito tempo, não são inúteis. Diariamente, parte deles é utilizada para suprir nossas necessidades energéticas. Mas a gordura gasta é reposta, em seguida pôr mais gordura fornecida pela alimentação. Então, se a reposição for igual ao dispêndio, o peso de mantém. Se for maior, ele aumenta. Se a energia que entra for maior que a energia que sai, venha ela de gorduras, de proteínas ou de carbohidratos, o resultado será o mesmo: GANHO DE PESO. Bastam, muitas vezes, 100 calorias extras pôr dia 0 das batatinhas cozidas ou uma lata de cerveja – para que, no final de um ano, já se tenha quatro quilos sobrando.

As dietas drásticas não devem ser adotadas. A substituição de refeições pôr produtos de baixo teor calórico também não deve se prolongar pôr muito tempo. Quanto aos dietéticos, das tradicionais gotinhas aos mais requintados chocolates, deve-se encará-los com bastante reserva, porque consumidos em quantidade exagerada, engordam tanto quanto qualquer açúcar. Só que as pessoas tem medo de comer açúcar, porque sabem que engorda e sentem-se a vontade com os dietéticos, o que estimula o uso.

Determinar quanto se deve pesar não é tão simples como parece. Os números variam segundo o sexo, a estatura e a idade das pessoas; além disso, também dependem do tipo físico e da constituição. O peso excessivo de uma pessoa pode ser o ideal para outra. Portanto, não seria absurdo dizer que o melhor peso é aquele no qual você se sente bem.

AS ETAPAS DA DIGESTÃO

A DIGESTÃO

A maior parte das enfermidades podem atribuir-se a desarranjos ou perturbações estomacais e intestinais, a pessoa que deseja Ter uma idéia fundamental da teoria da cura dessas enfermidades, tão bem como o conhecimento do método que leva a tais curas, apreciará o abaixo explicitado.

O ESTÔMAGO

O alimento foi triturado e embebido em saliva na Boca, e através do esôfago, o alimento atinge o estômago. Este órgão é um saco em forma de pêra, com a capacidade de pouco mais de um litro.

O alimento entra no estômago, mastigado e ensalivado, dando início a digestão do alimento, pôr meio de um fluído que segrega e que tem o nome de suco gástrico. Este flui em grande quantidade e produz uma ação química sobre a massa do alimento, cuja natureza muda, dissolvendo-lhe certa porção, separando e destruindo a matéria gorda e transformando algumas matérias albuminosas, tais como carne magra, o glúten do pão e clara de ovos, em albuminose, em cuja forma pode ser absorvida.

Enquanto este trabalho químico de digestão se efetua, tanto uma porção de fluídos da massa alimentícia como os fluídos que foram bebidos, são separados dos sólidos e absorvidos, depois pelas paredes do estômago e tomados pela circulação ou suprimento do sangue, e levados fora do sistema pêlos rins, pele, pulmão e intestinos...

Enquanto o trabalho da digestão se faz, os músculos do estômago estão ocupados em “BATER” a massa alimentícia.

É assim que se forma o QUIMO, massa pardacenta meio líquida, composta de uma mistura de certa quantidade de açúcar e sal do alimento com amido transformado em glicose e gordura desfeita em albuminose.

Quando o trabalho normal do estômago acima descrito é pôr algum motivo modificado, o estômago torna-se como um VASO DE FERMENTAÇÕES, CHEIO DE ÁCIDOS, FERMENTANDO E PUTREFAZENDO A MASSA, OCORRENDO ENTÃO INDIGESTÃO, DISPEPSIA...

De qualquer forma, em ambos os casos, esta massa de matéria quimicamente alterada, chamada QUIMO, passa, depois, pela abertura ou “porta” do piloro para o intestino delgado. Tempo aproximado deste processo: de 3 a 5 horas.

O INSTESTINO DELGADO

Esta parte importante do sistema digestivo consiste em um longo tubo de cerca de 10 metros de comprimento, disposto de uma maneira tal que enrolado, ocupa um espaço reduzido em comparação com o seu inteiro volume. Em todo o seu comprimento é forrado de uma cobertura aveludada, arranjada de um modo particular que muito se parece com a pelúcia, sendo esta aparência causada pôr pequenas elevações a que chamam vili intestinais e que operam como absorventes e segregantes. O quimo que já passou do estômago para o intestino delgado, percorre os 10 metros do tubo aveludado, entregando-se à ação da bílis, e do suco pancreático, que, saindo do fígado e pâncreas, entram nos intestinos, depois, o quimo se submete à ação dos fluídos intestinais que se segregam do mesmo intestino delgado e na sua presença se transformam em três substâncias a saber:

1. Peptona, que resulta da digestão das matérias albuminosas.

2. Quilo, que resulta da emulsão das partes gordurosas.

3. Glicose, que resulta da transformação das substâncias amiláceas.

Estas três substâncias são absorvidas pela parede do intestino delgado e conduzidas à circulação ou suprimento sangüíneo, e daqui enviadas a todas as partes do sistema.

Não há referências à parte desempenhada pelo fígado, visto só termos pôr objetivo seguir o curso do bolo alimentício pelo estômago e intestinos.

Depois de uma boa porção da massa alimentícia Ter sido absorvida no intestino delgado, o equilíbrio, a matéria supérflua, o excremento, passa pôr uma abertura conhecida pôr válvula íleo-cecal, para o intestino grosso ou cólon. Esta pequena válvula é construída engenhosamente de tal maneira que dá ao excremento passagem livre para o cólon, impedindo, porém a sua volta ao intestino delgado. Acompanharemos esta matéria gasta no seu percurso pelo grande escoadouro do sistema, o cólon. Tempo aproximado do processo de 24 a 36 horas.

O CECUM

O cecum é a extremidade grossa do cólon, um pouco adiante do ponto em que se lança o excremento, quando vem do intestino delgado. É uma cavidade redonda.

O APÊNDICE VERMIFORME

O apêndice vermiforme do cecum é um pequeno prolongamento em forma de verme, o qual quando inflamado, dá origem a uma enfermidade que se chama apendicite. Consideram uns que ele fornece um fluído necessário ao trabalho de lubrificação, enquanto outros são de parecer que é vestígio de um órgão que sobreviveu a seu uso no curso da evolução.

O CÓLON

O cólon forma o intestino grosso ou grande canal, que consiste em um tubo largo, grosso de cerca de 1,65m de comprimento que se levanta como cólon ascendente do lado direito do abdome, passa sobre o intestino delgado como cólon transversal, desce ao lado esquerdo como cólon descendente, formando, então uma curva retorcida em forma de nó, conhecida pôr CURVA DE SIGMÓIDE, ao lado inferior do abdome, convertendo-se depois num pequeno tubo, conhecido como Retum, cuja seção final termina no Ânus, pôr onde o excremento se lança do corpo.

O cólon é o maior escoadouro do corpo, pôr meio da qual a matéria gasta, o refugo, o excremento, conhecido como matéria fecal ou fezes, é conduzido para o ânus, donde é expelido pôr um movimento ou passagem. Quando este grande escoadouro vem a ficar embaraçado, segue-se a condição chamada de prisão de ventre e outros males daqui tomam origem.

A s paredes do cólon contem canais delgados e absorventes que tendem a reabsorver no sistema o venenoso e pútrido excremento, que a prisão de ventre deixou ficar ao longo do canal normal e que se acumulou na via obstruindo assim os pequenos canais, reabsorvendo essa massa pútrida e fétida, torna limpo o receptáculo do cólon.

A capacidade absorvente das paredes do cólon é provada pôr sua capacidade de absorver drogas que foram nele injetadas e cujos efeitos se manifestam em alguns minutos. Muitas vezes, também o alimento é ministrado e entra no cólon, nos casos em que o estômago não se presta bem a recebê-lo. Assim fica demonstrado que o cólon é incapaz de absorver a matéria impura que ficou atrás do sistema, nos casos em que se tornou embaraçado ou obstruído. Basta dizer então que sua semelhança com um canal de esgoto, quando tapado ou entupido é evidente. Tempo aproximado deste processo: 12 horas.



O CÓLON OBSTRUÍDO

O que se tem a dizer daqui para a frente, não será leitura das mais agradáveis, entretanto, é de suma importância o estudo cuidadoso do que se segue.

As membranas musculares dos intestinos são circulares e longitudinais, no intestino grosso, as fibras longitudinais são, proporcionalmente, mais compridas que as do intestino delgado. O seu maior comprimento permite a formação de células ou cavidades que se tornaram a sede de acumulações de matéria fecais, muitas vezes desprezadas. É fato fora de dúvida que estas cavidades do cólon contem pequenas acumulações de matérias fecais que aumentam em semanas, meses e anos. A sua presença produz sintomas que variam de todos os modos das pequenas às mais diversas inflamações catarrais e, em muitos casos graves perturbações reflexas.

Quando só as cavidades estão cheias de matéria, o canal principal do cólon não é perturbado. Ocasionalmente uma cavidade pode alargar-se e encher-se de fezes, assumindo mesmo tamanho de uma laranja, podendo ser tomado pôr um tumor de ovário ou alguma maligna excrescência de um órgão abdominal. A parte do cólon mais comumente sujeita a dilatar-se é a curva sigmoidal e o cécum. As acumulações podem fazer-se em outra parte qualquer do cólon.

O cólon ascendente enche-se muito mais na vida do que o que dele se relata. Pode-se dizer, de fato, que as acumulações crônicas são muito mais vezes encontradas no cólon ascendente. Quando as acumulações são grandes, o peso aumentado do cólon tende a deslocá-lo. Em tais circunstâncias, o cólon transversal pode descer até o pélvis. O cólon de um adulto pode encher-se de modo a apresentar uma circunferência de trinta centímetros.

Estas acumulações variam de intensidade e densidade, podem endurecer-se de forma a resistir a uma faca e assim ser havida pôr pedras de bílis. A massa pode ser de tal forma aumentada que causará pressão a qualquer dos órgãos localizados no abdome, chegando a impedir suas funções. Assim, pois podemos sentir pressões no fígado, que lhe suspendam a secreção da bílis, ou nos órgãos urinários paralisando as suas funções.

Casos narrados de acumulações chegaram até a exceder a credulidade humana. Entretanto é para as menores acumulações particulares, que vamos nos ater. Há muita gente pôr certo, cujos intestinos se movem diariamente, mas a cor de sua compleição, a condição de sua língua e, sobretudo, a cor de suas fezes, são provas seguríssima de são vítimas da dureza do ventre.

O movimento diário das tripas não é sinal de que o cólon trabalha normalmente, nos piores casos de prisão de ventre vemos que as tripas às vezes se revolucionam. A diagnose das acumulações de massas fecais forma-se pela cor apresentada das descargas diárias. A cor preta ou verde cerradamente escura indica que as fezes são antigas.

Uma pronta descarga de alimento refugo indica-se pela cor amarelada. A absorção de fezes do cólon acarreta graves e diferentes sintomas, entre outros, a anemia, com seus resultados incômodos, compleição amarelada ou pálida, com suas manchas, língua pastosa ou grossa, hálito fétido e a membrana suja. Tais pessoas são atormentadas pôr fermentações digestivas. Resulta disto uma distinção flatulenta da caixa do peito, a qual, em casos excessivos, lhes torna a respiração acelerada e curta, pulsações irregulares do coração, vertigens e dores de cabeça.

A distensão do cecum ou flexura de sigmóide oprimida pode causar hidropisia, entorpecimento ou cãibras à direita ou à esquerda da extremidade.

O BANHO INTERNO

O método do banho interno ou lavagem do cólon é extremamente simples. O método mais antigo assenta sobre a idéia de que houve uma acumulação de matéria fecal no reto e na curva que se acha mais acima. Os velhos aplicadores do sistema da cura pela água duvidaram que a água pudesse ser injetada acima deste ponto, exceto pôr uma grande pressão. Mas reconhecendo que o cólon poderia, de fato, tornar-se obstruído e incrustado ao longo do seu canal, e considerando que uma grande porção de água seria facilmente injetada naquela via começaram a fazer conhecido o processo.

O fim do clister é simplesmente lavar o reto, para isso basta um quarto de água injetada, que desaloja todo o excremento ali acumulado. Mas a lavagem do cólon, temos que injetar a água no reto, gradualmente de forma que ela traspasse a flexora sigmoidal e vá ter a outras partes do cólon. A água deve estar quente e regulada sua temperatura pelo contato da mão. A temperatura de um banho de chuveiro é a conveniente. O efeito sobre os rins, é sentido pelo fato de que a maior porção de água foi Ter aos rins, passando do cólon para ali pôr meio da absorção, recebendo então os rins uma benéfica lavagem.

O uso da lavagem não enfraquece os intestinos, antes, restaura as funções normais em razão de remover a matéria obstruente, utilizando nosso mais puro fluído, o solvente universal, a água.

Nossa tendência natural, sabendo das virtudes da função intestinal é a de que quando algo vai mal, fazermos uma “purga” no sistema, tomando para isso um laxante. Entretanto, observando este fato, consideramos o seguinte:

Que é um catártico? Resposta, um purgativo brando.

Que é um purgativo? Resposta, um remédio que purga.

Que é uma purga? resposta, a limpeza dos intestinos pôr meio de freqüentes evacuações.

Bom, o que realmente acontece é que a medicina purgativa contem em si, elementos que são repugnantes ao estômago e aos intestinos, e que agem sobre eles como irritante e detestável elemento químico.

A natureza apressando-se em livrar-se da irritante substância, removendo-a, gera certo líquido que amolece e afrouxa a passagem e, provocando uma contração das paredes do estômago e dos intestinos, forçam a expulsão da matéria do sistema. Os apertos e puxos provocados pelas purgas são de ordem das cãibras causadas pêlos venenos agindo no estômago. Não há costume tão pernicioso e contrário à digestão gástrica como o uso de drogas purgativas, e contudo, nada há de mais comum.



OS TEMPOS ORGÂNICOS

3 Períodos Orgânicos:

ELIMINAÇÃO, período durante o qual o corpo trata de eliminar através dos canais específicos, quais sejam, os rins, os intestinos, o pulmão e a pele, as sobras tóxicas orgânicas.

Este período vai das 4:00 às 12:00 horaas: Neste período FRUTAS OU SUCOS DE FRUTAS FRESCAS SEJAM OS ÚNICOS ALIMENTOS CONSUMIDOS DURANTE O CICLO DA ELIMINAÇÃO.

Qualquer outro alimento detem o processo de ELIMINAÇÃO e os subprodutos de alimentos que deveriam Ter sido eliminados são, agora, adicionados à carga tóxica e aos quilos indesejáveis em seu corpo. É por isso que o SUCESSO deste programa depende do consumo exclusivo de FRUTAS E SUCO DE FRUTAS FRESCAS antes do meio dia. Nutrição bem sucedida e confortável depende da eficiência do ciclo de eliminação. Sabotando este ciclo, voce sabota seu SUCESSO.

APROPRIAÇÃO, período em que nos ocupamos de ingerir os alimentos necessários a nossa subsistência.

Este período vai das 12:00 às 20:00 horas: VAMOS COMER, lembre-se que a digestão exige mais energia que qualquer coisa que faça. Utilize o princípio da combinação adequada de alimentos, de forma que voce gaste o mínimo de enrgia digestiva para dissolver esta refeição.

ASSIMILAÇÃO, período durante o qual o corpo assimila os alimentos ingeridos e os transforma no combustível necessário.

Este período vais das 20:00 às 4:00 horas.Voce ingeriu o alimento. Agora é o momento de dar ao seu corpo uma chance de extrair, absorver e utilizar os nutrientes desse alimento.

Nenhuma absorção pode ocorrer até o alimento entrar nos intestinos. O descanso de uma noite inteira começando bem antes da meia noite, tanto quanto possível permitirá que seu organismo complete o ciclo da Assimilação antes de entrar novamente no ciclo da eliminação perto das 4:00 horas da manhã.

O MÉTODO

Uma ordem e uma combinação adequada de consumo dos alimentos.

Através do Biorritmo Individual, podemos determinar em qual fase biológica você se encontra e, feito isto determinar qual combinação de alimentos será mais interessante você ingerir durante este período, visando equilibrar suas necessidades orgânicas em função de sua atividade.

O equilíbrio da quantidade de alimentos a consumir in natura ou seja crus, e dos alimentos cozidos, será determinado pelo programa. Este cálculo determina de forma adequada uma mudança gradativa, na maneira como nos alimentamos fazendo com que a adaptação transcorra de maneira agradável.

Seu CR-Room já chega a você preparado para acessar a qualquer data um programa de desintoxicação orgânica de 21 dias de duração, constituído de três fases distintas:

1ª Fase: 3 Dias, com uma ingestão de líquidos

2ª Fase: 7 Dias, com uma adaptação ao Programa

3ª Fase: 11 Dias, com a criação do hábito, e retorno ao seu dia a dia.

1ª Fase

O Início

Chegou a turma da Faxina, e como toda boa faxina, a idéia é de que tudo fique bem limpo e arrumado ao final, e todos sabemos que quanto mais se limpa e se mexe, mais lixo aparece.

Nesta fase, se utiliza a Dieta Líquida como propulsor da alteração em sua rotina, é a fase mais delicada, fezes moles, alta flatulência, tendências a largar tudo, resista, vale a pena esperar um pouco, é praticamente impossível limpar sem se remover o antigo e quanto mais se mexe mais aparece. Outro fator a se levar em conta, é o de que até agora você mantém inconscientemente um padrão de bolo digestivo, procurando os alimentos que mantém seu estado psicológico atual, somos aquilo que comemos, a satisfação procurada com a alimentação mantém certos estados de espírito, e ao alterarmos a alimentação procedemos como se estivéssemos passando um apagador em nosso quadro negro de sensações. Novos gostos e sabores serão experimentados, e consequentemente, sensações passadas, são substituídas pôr novas sensações.

DICAS:Nesta fase use e abuse do BanChá, e do chá de Menta, o primeiro vai manter seu pH baixo, lhe trazendo conforto estomacal, quando o preparar acrescente canela em pau, e perceba um toque de calor em seu interior e o segundo é um excelente dissolvente de matérias tóxicas.

Use e Abuse de Sucos Centrifugados tanto de Frutas quanto de Hortaliças. Minha sugestão nas Frutas são a Maça, o Abacaxi, a Melancia, nas Hortaliças, a Cenoura, a Beterraba, o Pepino e o Aipo.

Nesta primeira fase, consumindo estas sugestões você acelera o processo desintoxicante, com um mínimo de desconforto.

A DIETA LÍQUIDA

1.º DIA

MANHÃ

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

ALMOÇO

Creme de legumes

Suco centrifugado escolha a hortaliça de sua preferência

LANCHE

Suco liquidificado escolha as frutas de sua preferência e adicione os farelos

JANTAR

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

CEIA

Suco liquidificado escolha as frutas de sua preferência e adicione os farelos



2.º DIA

MANHÃ

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

ALMOÇO

Creme de legumes

Suco centrifugado escolha a hortaliça de sua preferência

LANCHE

Suco liquidificado escolha as frutas de sua preferência e adicione os farelos



JANTAR

Suco centrifugado escolha a fruta de sua preferência ou necessidade

CEIA

Suco liquidificado escolha as frutas de sua preferência e adicione os farelos



OS CREMES

CREME DE PALMITO

200g de palmito

200 g de frango

cebola, louro, orégano, salsa, água.

Preparação: cozinhe na água todos os ingredientes, retire a folha de louro, passe no liqüidificador. Esquente e sirva.

CREME DE ESPINAFRE

1 maço de espinafre

3 batatas médias

1 tablete de caldo de frango

1 colher de sopa de margarina

cebolas picadas

sal marinho

Preparação: dissolva o tablete de caldo de frango, adicione as cebolas, a margarina, o sal, adicione as batatas, cozinhe o espinafre em separado. Quando ambos estiverem macios, junte tudo, passe no liqüidificador, esquente e sirva.

CREME DE COGUMELOS

200 g de frango

200 g de cogumelos

cebola picada, sal, orégano, salsa, água

Preparação: cozinhe a carne de frango até ficar macia junto com os temperos. Adicione os cogumelos, bata no liqüidificador, esquente e sirva.

CREME DE LEGUMES

Cenouras, vagem, couve-flor, brocólis, cebola

1 tablete de caldo de carne

molho shoyu, água, orégano, sal.

Preparação: cozinhe os legumes picados em água, dissolva o caldo de carne, adicione o orégano, o sal, o shoyu, quando os legumes estiverem macios, junte tudo, bata no liqüidificador, esquente e sirva.

2ª Fase

Nesta altura do campeonato, descongestionou-se os órgãos principais responsáveis pela digestão, você está vivo, e vamos iniciar um período de descanso ao seu sistema orgânico, sem proteínas de espécie alguma.

Sua alimentação neste período será Frutas, Hortaliças e Cereais.

Seu arroz será o integral.

Sua massa escolha integral, não consuma extrato de tomate, nem tampouco qualquer molho de tomate, esqueça o queijo ralado, é uma proteína. Abaixo a receita de um famoso restaurante de São Paulo, uma massa de extremo requinte e que serve de exemplo a como você irá consumir massas neste programa sem qualquer restrição, que não a do molho de tomate.

Macarrão da Vechia Cusine

500g de macarrão integral

2 xícaras de brócolos

2 dentes de alho socados

1 colher de chá de pimenta calabresa seca

¼ de xícara de azeite

½ xícara de azeitonas verdes picadas

1 colher de sopa de alcaparras

¼ de xícara de salsinha picada

¼ de manjericão picado

Preparação: refogue o alho, a pimenta no azeite. Adicione as alcaparras e azeitonas, adicione salsinha, manjericão, sal a gosto e brócolos.

Pene com Beringela, Tomate, Rúcula

150 g de pene

1 beringela

1 dente de alho

1 tomate sem pele, sem semente, em cubos

4 folhas de manjericão

6 folhas de rúcula

azeite

Preparação: Na frigideira, azeite, alho, retire o alho, acrescente a beringela até dourar acrescente o tomate e tempere com sal e pimenta. Pique o manjericão e coloque junto. Reserve. Corte a rúcula finamente, acrescente o macarrão Al dente na frigideira com o fogo forte.



Seus pães procure optar pôr consumir os integrais.

As melhores marcas, já oferecem uma variedade enorme de pães integrais, de forma que propicia uma variação muito grande.

Utilize pães e pastas, esqueça a manteiga, margarina, geleias, o tradicional sanduíche com proteína no meio. A dica para alterar o sabor e esquecer o presunto o salame e o queijo, é a seguinte. Utilize um tostador de fatias de pão, use uma das pastas no sanduíche, acrescente folhas, e legumes finamente fatiados, tais como cenoura, beterraba, nabo, pepino e rabanete, da lista de molhos, acrescente um de sua preferência, crie, e abuse, sentirá a diferença.

Seus cereais, utilize 7 Cereais da Raris, Corn Flakes, Milho em espiga, os demais grãos cozidos ou em pastas.

3ªa fase

Você conseguiu criar um novo padrão de digestão, seu corpo trabalha intensamente tentando repor e se adaptar ao seu novo padrão energético, sua faina diária. Tendo conseguido se afastar de farináceos e frituras, sua digestão estará mais rápida e com melhor aproveitamento, pois com certeza, foi reduzida de forma drástica a quantidade de possíveis fermentações estomacais. Seu sistema orgânico lhe agradece, agora ele trabalha mais e melhor, esta é a hora do perigo, você vai começar a introduzir novamente na alimentação as proteínas animais.

Fique atento para não retornar ao padrão anterior de consumo, caso caia em tentação de ficar matando saudades antigas, retorne a dieta líquida, afim de iniciar um novo ciclo de descongestionamento.

Inicie o consumo com carne de Peru, é a que apresenta a menor taxa de gordura, grandes marcas do mercado já oferecem esta carne pronta para consumo, na forma de hambúrgueres, e bifes de peito de peru , que podem ser feitos na churrasqueira elétrica, salsichas e lingüiças, que podem ser rapidamente preparadas no micro ondas, e almôndegas que podem ser fritas uma vez ou outra que ninguém é de ferro. Você iniciando o consumo de proteína animal com baixa quantidade de gordura incita seu paladar a procurar pêlos ácidos graxos essenciais que são as gorduras sadias e que se encontram nas frutas oleaginosas, grãos e sementes.

O peixe, pode e deve ser utilizado diariamente, sua preparação de grelhados a assados e ensopados, evitando o uso do azeite de dendê, e leite de coco.





A ORDEM de consumo dos alimentos

A utilização adequada dos alimentos com elevado teor de água, promovem a desacidificação do nosso sistema orgânico, restabelecendo seu funcionamento normal e atingindo o equilíbrio orgânico.

Enquanto houver uma quantidade suficiente de energia à disposição do organismo, a sobra tóxica será eliminada adequadamente. O senso comum nos indica que se houver maior produção do que eliminação desta sobra tóxica, haverá um crescimento do excesso, isto se traduz como excesso de peso, e alem disso as toxinas são de natureza ácida. O corpo humano está muito bem projetado para permanecer em equilíbrio em termos de construção de tecidos , o anabolismo, e destruição de tecidos, o catabolismo. Um excesso de uns em relação ao outro é o desequilíbrio metabólico. Quando há desenvolvimento ácido no organismo, o sistema retém água para neutralizá-lo, acrescentando ainda mais peso e inchaço.

Na cadeia alimentar, numa ponta estão as frutas, na outra as proteínas, ou seja, os alimentos de mais rápida digestão são as frutas, e os de mais longa digestão as proteínas. No tópico abaixo, a ordem será detalhada minuciosamente.

A COMBINAÇÃO adequada de alimentos

Combinando adequadamente os alimentos consegue-se um aproveitamento total de nutrientes num curto espaço de tempo e com um mínimo de dispêndio de energia.

A partir das 12:00 horas

FRUTAS E SUCOS DE FRUTAS FRESCAS

SUCOS DE VERDURAS FRESCAS E HORTALIÇAS

SALADAS

VERDURAS COZIDAS, SEMENTES E NOZES CRUAS

CEREAIS, PÃES, BATATAS E LEGUMES

CARNE, GALINHA, PEIXE E LATICÍNIOS

Até às 20:00 horas

Inicie seu período de apropriação comendo nada ordem acima, deixando para mais perto do final do dia a ingestão de cereais, pães, batatas e legumes, e mais perto do início da noite carne, galinha, peixe e laticínios, a lógica energética é a de que ao final do seu dia de trabalho, diminui-se seu dispêndio de energia, consequentemente sua digestão será mais tranqüila, dispondo de toda sua energia orgânica só para ela.













Carnes, Frango e Peixe

Combine com Saladas de Verduras

Hortaliças

E Brotos

Ovos

Combine com Saladas de Verduras

Hortaliças

E Brotos

Leite e seus derivados

Combine com

Saladas de Verduras

Hortaliças

E Brotos

Pães e Biscoitos

Combine com

Saladas de Verduras

Hortaliças

E Brotos

Massas

Combine com

Saladas de Verduras

Hortaliças

E Brotos

Batatas

Combine com

Saladas de Verduras

Hortaliças

E Brotos



O ARRANQUE

Como toda mudança gera desconforto inicial, um sistema que propicie o impulso inicial é sempre benvindo. Se este sistema for prazeroso melhor ainda.

No período da eliminação, onde a recomendação é somente a ingestão de frutas, o arranque sugerido é de que sua ingestão seja através de sucos centrifugados.

A grande quantidade de frutas consumidas e a conseqüente concentração de nutrientes que se obtém utilizando este artifício mecânico, faz com que o sucesso deste plano de ação seja inquestionável, fazendo com que a desintoxicação orgânica ocorra através de via natural, prazerosa e de baixo custo.

OS SUCOS

O porque dos sucos é simplesmente pôr dois motivos de ordem de eficácia. Primeiro porque todos nós temos o costume de beber alguma coisa e depois pôr ser mais fácil beber que mastigar. Em segundo lugar a diferença entre comer 4 maças e beber 4 maças você verificará na prática. A quantidade de nutrientes que você ingere pelo tempo que utiliza para consumir o produto dá para se ter uma idéia da nutrição que se obtém rapidamente. Outro fator importantíssimo é o de que ao se ingerir suco de frutas ou hortaliças, suprime-se uma etapa da digestão, fator este que gera economia de energia digestiva.

Sucos Liquidificados, utiliza-se um liqüidificador, e necessariamente se não utilizarmos suco de laranja previamente preparado como veículo líquido, teremos de usar água.

Sucos Centrifugados, utiliza-se uma centrífuga, este é o procedimento considerado ótimo, uma vez que sem a adição de água, consegue-se a extração do líquido e seus nutrientes desprezando-se as fibras, solicito que aguardem mais alguns momentos quando chegaremos ao tópico das fibras ai entenderão, o porque desse descarte. A ingestão dessa maneira consegue que em aproximadamente cinco minutos tenhamos na corrente sangüínea os nutrientes ingeridos com o mínimo de dispêndio de energia digestiva.

A análise do Biorritmo individual indica em função de suas necessidades o que tomar durante seu período de desintoxicação.

Abaixo segue uma relação de Sugestão de Frutas e Hortaliças e seus respectivos aplicativos.

SUGESTÃO DE SUCOS DE HORTALIÇAS CRUAS PARA PURIFICAR E DESINTOXICAR

ACNE CENOURA, PEPINO, DENTE DE LEÃO, CHICÓRIA, NABO, ESPINAFRE, ALFACE, ASPARGO.

ANEMIA ASPARGO, BETERRABA, DENTE DE LEÃO, CHICÓRIA, COUVE, ALFACE, SALSA, ESPINAFRE, CENOURA, NABO.

ARTRITE CENOURA, PEPINO, ESPINAFRE, SALSA, BETERRABA, RABANETE, NABO.

ASMA REPOLHO, CENOURA, AIPO, COUVE, BATATA, AGRIÃO.

BRONQUITE RABANO PICANTE, ALHO, REPOLHO, AIPO, NABO, BETERRABA.

CÂNCER CENOURA, ASPARGO, BETERRABA, SALSA, COUVE, NABO, ACELGA.

CONSTIPAÇÃO REPOLHO, AIPO, ENDÍVIA, BATATA, PEPINO.

DIABETES COUVE DE BRUXELAS, VAGEM, CENOURA, ALFACE, AIPO, SALSA.

DIARRÉIA CENOURA, AIPO, ESPINAFRE, SALSA, BETERRABA.

ECZEMA PEPINO, RABANETE, CENOURA, ESPINAFRE, BATATA, BETERRABA, URTIGA.

FEBRE REPOLHO, CEBOLA, ALHO, PEPINO.

FEBRE DO FENO CENOURA, COUVE, PASTINACA.

HEMORROIDA CENOURA, BATATA, AGRIÃO, ESPINAFRE, ERVA DOCE, TOMATE.

GOTA ASPARGO, VAGEM, CENOURA, AIPO, SALSA, ESPINAFRE, ERVA DOCE, TOMATE.

ICTERÍCIA BETERRABA

INSÔNIA ALFACE, PEPINO.

LARINGITE PEPINO, CENOURA, ESPINAFRE, BETERRABA.

MENOPAUSA CENOURA, BETERRABA, ROMÃ, ESPINAFRE, SALSA, NABO, BETERRABA, ACELGA.

NERVOSISMO CENOURA, DENTE DE LEÃO, URTIGA, ASPARGO, AIPO, ERVA DOCE, ALFACE, ESPINAFRE, BETERRABA, COUVE DE BRUXELAS.

OLHOS ASPARGO, BETERRABA, CENOURA, AIPO, DENTE DE LEÃO, CHICÓRIA, SALSA, PIMENTÃO, NABO.

PERDA DE CABELO ALFAFA, REPOLHO, PEPINO, ESPINAFRE, ALFACE, PIMENTÃO, AGRIÃO.

PIORRÉIA REPOLHO, COUVE, ESPINAFRE.

PROBLEMA NA BEXIGA CENOURA, BETERRABA, PEPINO, DENTE DE LEÃO, CHICÓRIA, SALSA, TOMATE, NABO, ABÓBORA.

PROBLEMA NA PRÓSTATA ASPARGO, CENOURA, ALFACE, SALSA, ESPINAFRE, PEPIO, BETERRABA.

PROBLEMA DE PRESSÃO BETERRABA, REPOLHO, PEPINO, ESPINAFRE, ALHO.

PROBLEMA DE FÍGADO ASPARGO, BETERRABA, DENTE DE LEÃO, CENOURA, AIPO, CHICÓRIA, COUVE, ALFACE, PASTINACA, ESPINAFRE, TOMATE, AGRIÃO.

PROBLEMA DE NARIZ RABANO PICANTE, RABANETE, CENOURA, ALHO, CEBOLA.

PROBLEMA DE RINS CENOURA, AIPO, BETERRABA, ASPARGO, REPOLHO, PEPINO.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS PEPINO, AIPO.

PSORÍASE PEPINO.

REUMATISMO BETERRABA, AGRIÃO, PEINO, ASPARGO, AIPO, CENOURA.

TOSSE CEBOLA, CEBOLINHA, RABANO PICANTE.

ÚLCERA REPOLHO, CENOURA, BATATA, PASTINACA, ESPINAFRE.

VARIZES ASPARGO, BATATA, CENOURA, ESPINAFRE, NABO.

REGENERADOR DO PÂNCREAS CENOURA, MAÇA, ALFACE, VAGEM, COUVE DE BRUXELAS.

REGENERADOR DO SANGUE CENOURA, ESPINAFRE, ALFACE, NABO, SALSINHA.

RESTAURADOR DO FÍGADO MAÇA, BETERRABA.

TÔNICO PARA DIVERTICULITE CENOURA, REPOLHO, MAÇA.

TÔNICO PARA PULMÃO CENOURA, SALSINHA, BATATA, AGRIÃO.

DEPURADOR DO CORPO CENOURA, BETERRABA, PEPINO.

DIGESTIVO ESPECIAL CENOURA, ESPINAFRE.

ALCALINO ESPECIAL CENOURA, REPOLHO, AIPO.

ALTO TEOR DE POTÁSSIO CENOURA, ASPARGO, SALSÃO.

BAIXA COLESTEROL CENOURA, MAÇA, GENGIBRE, SALSINHA.













SUGESTÃO DE FRUTAS FRESCAS PARA PURIFICAR E DESINTOXICAR.

ACNE MAMÃO, MORANGO.

ANEMIA AMEIXA SECA, CEREJA, UVA, FRUTAS CÍTRICAS.

ARTRITE MELANCIA, CEREJA, MAÇA, AMEIXA SECA.

CÂNCER UVA, FRUTAS CÍTRICAS.

CIÁTICA ABACAXI, CEREJA, MAMÃO.

CÓLICAS CEREJA, CEREJA PRETA, MELANCIA.

CONSTIPAÇÃO AMEIXA SECA, MELANCIA, MAMÃO, PÊRA, PÊSSEGO, MELÃO, LIMÃO, LIMA, MORANGO, MARMELO, ,MAÇA.

CONTUSÃO MAMÃO, ABACAXI, FRUTAS CÍTRICAS, GRAPEFRUIT.

DOR DE GARGANTA ABACAXI, FRUTAS CÍTRICAS, MAMÃO.

FEBRE MORANGO, MELANCIA.

GOTA ABACAXI, MAMÃO, MAÇA, UVA, MORANGO, FRUTAS CÍTRICAS.

HEMORRÓIDAS AMEIXA PRETA, UVA.

INDIGESTÃO MAMÃO, MORANGO, PÊSSEGO, ABACAXI, MAÇA, FRUTAS CÍTRICAS.

PIORRÉIA FRUTAS CÍTRICAS, ABACAXI, MORANGO.

PROBLEMA NA BEXIGA PÊRA, MELANCIA.

PROBLEMA NA PELE

MELANCIA, UVA, MELÃO, FRUTAS CÍTRICAS.

PROBLEMA NA PROSTATA CEREJA, PÊRA, MORANGO, MELANCIA.

PROBLEMA NA VESÍCULA CEREJA.

PROBLEMA NO FÍGADO MAMÃO, PÊRA, MAÇA, FRUTAS CÍTRICAS.

PROBLEMAS NO TRATO URINÁRIO GRAPEFRUIT, MELANCIA.

PROBLEMA NOS RINS MELANCIA, MAMÃO, FRUTAS CÍTRICAS.

PROBLEMA NOS OUVIDOS FRUTAS CÍTRICAS.

RESFRIADOS E GRIPES ABACAXI, MAMÃO, FRUTAS CÍTRICAS.

REUMATISMO MAÇA, CEREJA, CEREJA PRETA, MORANGO, FRUTAS CÍTRICAS.

TOSSE FRUTAS CÍTRICAS, MAMÃO.

ÚLCERAS MAMÃO.

VARIZES GRAPEFRUIT, MELANCIA.







O TRIO DESINTOXICANTE

Adote este trio no seu dia dia, incorporando-o na sua alimentação.

O ANTISSÉPTICO

Limão

É uma das frutas mais ricas do grupo flavonóide-vitamina C e desempenha importante papel como liberador de toxinas do organismo. Seu uso em dias alternados mantém o intestino regular. O limão contém potássio, cálcio, fósforo e ferro, bem como vitamina A e as do complexo B. A casca do limão contem hesperidina, que ajuda o corpo a absorver a vitamina C.



O DISSOLVENTE

Hortelã

O aroma da hortelã desperta a mente, e seu sabor estimula o apetite e o estômago. Na hortelã o princípio do calor luta contra um princípio adverso de frio e água, daí sua explicação contra congestão, cãibras e inchaço, bem como para promover a mentruação e a virilidade. O outro lado das hortelãs é um efeito revigorante, refrescante e calmante.



O ANTIBIÓTICO

Alho

O alho tem elevado poder de cura. A essa hortaliça de cheiro e sabor pungentes é atribuída toda sorte de propriedades maravilhosas. Há condições de que o alho reduz a pressão arterial, diminui o risco de coágulos no sangue, reduz o colesterol ruim, previne o câncer de estômago e fortalece o sistema imunológico. Um componente do alho, a alicina, não apenas lhe dá o odor característico como também inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e livra o corpo de toxinas, através da pele.



Maneiras de consumir

• Água quente com gotas de limão antes de iniciar o Dia.

• Chá de hortelã.

• Numa tigela esprema vários dentes de alho, em seguida esprema um limão, reserve. Prepare batatas fritas, seque-as, sal a gosto, derrame pôr cima o conteúdo da tigela. Uma excelente maneira de comer alho cru, com batatas fritas, não exagerando, é um ótimo costume.

• Folhas de hortelã no suco centrifugado matinal, em saladas junto com outras folhas, em alguns molhos.

OS PROCEDIMENTOS CULINÁRIOS

As Folhas Cruas

Devem ser destacadas, lavadas uma a uma e imersas numa grande tigela cheia de água com uma colher de vinagre pôr 5 minutos.

Depois disso, escorra e de preferência seque as folhas em uma centrífuga de plástico. Estão prontas para uso, separadas, lavadas e esterilizadas, podendo ser guardadas na geladeira dentro de sacos plásticos bem fechados pôr até uma semana.

As Folhas para Cozinhar

O mesmo procedimento acima, quando então serão cozidas. O cozinhar deve ser entendido como cozer a vapor. Para uso em microondas já existem peças plásticas adaptadas para tal procedimento. A água que vai gerar o vapor de cozimento, deve ser acrescentada de 1 colher de chá de bicarbonato. O ponto de cozimento crocante, mantém os vegetais com todos seus ingredientes, sem degradar.

Os Legumes

Lavados e descascados, adotando-se procedimento descrito acima de cozer a vapor.

Os Grelhados

As carnes, já devidamente preparadas em seus cortes, ficam de molho em marinadas especialmente preparadas para churrasquear. Levadas à grelha, tostam pôr fora e mantém sua umidade pôr dentro.





Os Assados

As travessas fechadas com tampa tipo panelas de Barro, ou Marinex, observam o cozimento do assado ao mesmo tempo em que mantém a umidade da peça. Tanto se prestam ao uso no forno como no microondas.



A LISTA DE COMPRA

O que você deve Ter a mão semanalmente para realizar o cardápio

AS FOLHAS CRUAS

Alface, podendo variar com Agrião, acelga, almeirão, escarola, rúcula, mostarda.

Espinafre, Salsinha, Cebolinha, Hortelã.

AS FOLHAS COZIDAS

Brócolos – Couve Manteiga – Couve Flor – Couve de Bruxelas – Repolho Roxo – Repolho Verde – Alcachofra – Aspargos.

OS BROTOS

Alfafa – Feijão – Girassol – Bambu.



AS HORTALIÇAS

Pepino Rabanete Cenoura Mandioca

Abobrinha Tomate Abóbora Batata

Ervilha Beterraba Pimentão amarelo Alho

Lentilhas Pimentão vermelho Milho Cebola

Azeitonas soja cogumelo Pimentão verde

gergelim



SEMENTES

Nozes, Noz Pecã, Castanha de Caju, Avelãs, Amêndoa



TEMPEROS

Endro, Açafrão, Canela, Louro, Gengibre, Cardomono, Pimenta Malagueta, Curry, Pimenta do Reino, Tomilho, Manjericão, Manjerona, Segurelha, Noz Moscada, Cominho, Páprica Doce, Orégano, Cerefólio, Hortelã, Estragão, Salvia.

Arroz Integral Maionese Sal Marinho

Macarrão Integral Mostarda Shoyu

Pão Integral Manteiga Mel

Biscoitos Integrais Azeite Caldo de Carne/frango

Corn Flackes

OS FARELOS

Conteúdo de Fibras de Diversos Alimentos



Total de fibra da planta Fibras

INSOLÚVEIS Fibras

SOLÚVEIS

G/100g peso bruto

Farelo de trigo 42,2 38.9 3.3

Farelo de aveia 27,8 13.8 14.0

Aveia Triturada (cilindros) 13,9 6.2 7.7

Flocos de milho 12,2 5.0 7.2

Feijão roxinho 10,5 6.0 4.5

Feijão branco 8.7 4.0 3.7

Milho 3.3 1.5 1.8

Batata Doce 2.5 1.4 1.1

Couve Portuguesa 2.6 2.0 0.6

Aspargo 1.6 1.1 0.5

Pepino 0.9 0.5 0.4

Maça 2.0 1.1 0.9

Laranja 2.0 1.4 0.6

Banana 1.8 1.0 0.8

Pêssego 1.4 1.1 0.3



O Farelo de Aveia



Ninguém sabe ao certo como age o farelo de aveia. A maioria dos estudos realizados indica que a inclusão do farelo de aveia na dieta leva a um aumento da excreção de ácidos biliares. O que significa isso? Os ácidos biliares são formados no fígado, a partir do colesterol. Quanto mais ácidos fabricados, mais colesterol é extraído do sangue, e às vezes de outras partes do organismo. Dessa forma, haverá menos chance de o colesterol depositar-se nas artérias. Pode ser pôr essa razão que o farelo de aveia reduz o nível de colesterol.

É interessante e informativo comparar o farelo de aveia com remédios como o colestipol e a colestiramina. Esses remédios são resinas que se ligam aos ácidos biliares no intestino, fazendo com que eles sejam excretados e, portanto reduzindo os níveis de colesterol.

As dietas muito ricas em fibras, realmente diminuem as necessidades de insulina para os diabéticos e ajudam a controlar o açúcar no sangue. Diversas pesquisas médicas demonstraram, que dietas ricas em fibras solúveis e insolúveis, e em carbohidratos reduziam as necessidades de insulina de 25 a 50%, alem da redução da pressão sangüínea em 10%.Existe uma vantagem extra que poderá significar uma agradável surpresa: uma alimentação rica em fibras de farelo de aveia, praticamente garante o controle de peso, pelo simples fato de que as fibras substituem outros alimentos ricos em gordura e altamente calóricos, levando a uma diminuição das calorias. Quando a quantidade ingerida de farelo de aveia se situa em torno de um mínimo de 60g diárias até 120g diárias, simplesmente não se tem fome.

O farelo de aveia mantêm a pessoa satisfeita.

A pessoa busca a satisfação ao se alimentar, existe uma razão científica para se atingir esta saciedade.

Legumes e arroz não proporcionam satisfação pôr muito tempo, logo as pessoas sentem fome muito mais depressa do que depois de comer carne e gorduras. Alem do conteúdo de gordura do alimento, a satisfação depende muito da rapidez com que a comida se movimenta pelo trato digestivo. O farelo de aveia desacelera o chamado esvaziamento gástrico, isto é, o tempo necessário para sair do estômago, o que aumenta a duração da sensação de saciedade. Não bastasse isso, os alimentos ricos em fibras resultam em maior quantidade de massa no intestino delgado e alteram a secreção de hormônios intestinais.

Alguns nutrientes como os carbohidratos, são absorvidos mais lentamente depois de refeições ricas em fibras do que as refeições mais refinadas, com poucas fibras. Essa lenta absorção dos nutrientes, que dura horas após as refeições ricas em fibras, contribui para a sensação de saciedade.

Existem três razões que levam o farelo de aveia a auxiliar na redução de peso.

• Há uma certa perda de calorias diretamente através das fezes.

• Os cabohidratos não são completamente metabolizados.

• Os alimentos ricos em fibras, como o farelo de aveia, gastam mais energia para serem digeridos, de modo que aumentam a quantidade de calorias consumidas.



Tipos de Gorduras Presentes nos Alimentos



GORDURAS SATURADAS

A maioria das gorduras de origem animal: vaca, porco, carneiro, aves e peixes.

Óleo de coco

Óleo de palmeiras

Óleos vegetais total ou parcialmente hidrogenados



GORDURAS MONOINSATURADAS

Azeitonas e azeite de oliva

Amendoim e óleo de amendoim

Abacates



GORDURAS POLIINSATURADAS

Óleos vegetais não mencionados acima



OBS: Só existe colesterol em produtos de origem animal.



Os DIFERENTES TIPOS DE FIBRAS



• Do trigo

É excelente para apressar o “tempo de trânsito”, isto é, o período que um alimento leva para se movimentar pelo trato digestivo. Esta fibra é o melhor laxante natural.



• Da aveia

De acordo com as pesquisas feitas nos últimos anos, existem provas conclusivas de que o farelo de aveia é a melhor fibra para quem pretende manter o nível do colesterol abaixo da zona de risco.

A diferença entre o farelo de aveia e o farelo de trigo é que o farelo de aveia contem uma grande porção de fibras solúveis, enquanto as do trigo são, em geral, insolúveis. É a fibra solúvel que tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol.

E observando a tabela abaixo, o farelo de trigo totaliza a maior quantidade de fibras, mas elas são preponderantemente insolúveis. Pôr outro lado, o farelo de aveia apresenta fibras solúveis em quantidade maior do que qualquer outro tipo de alimento.

O farelo de aveia reduz significativamente tanto o colesterol total quanto o colesterol LDL, sem diminuir em nada os níveis do HDL protetor. Como benefício extra, o farelo de aveia ainda ajuda a manter normal o nível de glicose no sangue de pacientes diabéticos.



A AROMATERAPIA

Um procedimento RELAXANTE e REVIGORANTE

Para desintoxicar o organismo e combater a tensão.

A TERAPIA ENERGIZANTE

Um não sei que, que não parece ser mas que diferença faz.

Como tudo que não se vê, mas que sentimos, os aromas processam transformações profundas em quem os usam, durante tal utilização, inicie com o aroma de seu anjo da guarda, até aqui ele o acompanhou e o protegeu, nas andanças pêlos caminhos da vida nada melhor do que tê-lo a seu lado.

Fisicamente as substâncias aromáticas desempenham seus papéis como coadjuvantes em várias terapias, adote a que melhor lhe aprouver. A atuação dos aromas no corpo humano nos faz retornar ao nosso lado saúrico, primitivo, anterior, fazendo com que obtenhamos respostas as nossas indagações provenientes de sua causa e não baseada no seu efeito. Sua utilização é prazerosa e eficiente, utilizada conjuntamente com procedimentos corporais se mostra profundamente eficaz.

No processo de evolução natural, cada planta passa da esfera física, com o germe e depois as raízes, para a esfera vital, com as folhas, e finalmente para a esfera astral, com a flor. Em seguida cria o fruto ou a semente numa involução que volta ao mundo físico.

Os óleos essenciais, produzidos nas raízes tendem a Ter uma energia fundamental e características próprias, pois costumam ser poderosos estimulantes das funções vitais, especialmente da digestão, do organismo.

Os óleos essenciais, produzidos nas folhas das plantas correspondem ao seu corpo vital, o sistema respiratório, eles tonificam o corpo vital.

Os óleos essenciais, produzidos da flor são a última conquista da planta. As plantas com a criatividade floral mais intensa, tendem a ser revitalizantes.

Os óleos essenciais, produzidos na semente nos levam inteiramente de volta ao mundo físico, são revigorantes e fortificantes e tem forte afinidade com o sistema digestivo.

Os óleos essenciais, extraídos das madeiras, finalmente fecham o ciclo evolutivo, criando o equilíbrio e a concentração e tendo o poder de abrir nossa consciência para esferas mais altas sem deixar que percamos o autocontrole, dos arbustos ainda temos os óleos essenciais que tem forte afinidade com o sistema glandular.

OS CHÁS



Desintoxicante do FÍGADO, VESÍCULA • Carqueja

• Boldo do Chile

• Menta



Calmante dos NERVOS • ERVA CIDREIRA

• MELISSA



digestivo e alcalinizante

• BAN CHÁ



Estimulante dos NERVOS • PRETO

• MATE



O EXERCÍCIO

Conheça os exercícios que ajudam a prevenir e curar doenças.

Muito mais do que emagrecer ou ganhar um corpo bonito, fazer exercícios é apostar numa vida saudável. A cada dia que passa mais pesquisas revelam novos problemas e doenças que a malhação ajuda a curar ou prevenir. Confira:

Porque as pessoas abandonam os exercícios?

1.ª Semana:

Principal Motivo: ficar desanimado por não aguentar o ritmo.

Como evitar: Comece devagar e aumente aos poucos a intensidade dos exercícios. Isso evita que voce dê um passo maior do que a perna e depois caia fora rapidinho.

1.º Mês:

Principal Motivo: Expectativas Frustradas.

Como evitar: Não espere mudanças milagrosas no seu corpo. Voce não irá emagrecer ou ganhar músculos mais modelados da noite para o dia. Tenha paciência, pois os resultados ainda demorarão alguns meses.

3.ª ao 6.º Mês:

Principal Motivo: O exercício virá uma obrigação.

Como evitar: Se voce está fazendo algo forçado, dificilmente seguirá em frente após os primeiros meses. Procure uma atividade que voce goste e dê valor não apenas às mudanças no seu corpo, mas tambem à importância dos exercícios para sua saúde.



7.º Mês em diante:

Principal Motivo: Os resultados demoram mais para aparecer.

Como evitar: As mudanças no corpo já são visíveis, mas daqui para frente é preciso malhar muito para alcançar novos objetivos. Não desanime! Tente uma aula ou esporte diferente, faça mais exercícios durante a semana e aumente o ritmo.



Problemas exercício

ARTRITTE, é uma inflamação das articulações que acabam ficando instáveis e doloridas. Os exercícios mantêm as juntas flexíveis, além de fortalecerem músculos, tendões e os ligamentos que sustentam as articulações. Alongamento, bicicleta ergométrica, natação e hidroginástica em ritmo moderado

DOR NAS COSTAS, existem várias causas para as dores nas costas e outros problemas lombares, mas apenas 1% das pessoas tem que ser operadas. O restante precisa do tratamento, em que os exercícios são fundamentais por que a espinha é sustentada por músculos e ligamentos. RPG, ginástica corretiva e alongamentos que trabalhem principalmente costas e pernas.

CÂNCER DE CÓLON, muitas pesquisas mostram que pessoas que fazem exercícios regularmente tem menos chance de desenvolver câncer de cólon. Isto acontece porque a atividade física melhora o trânsito intestinal. Todos os aeróbicos, como corrida, caminhada, aula de step ou aeróbica.

DOENÇAS CARDÍACAS, nem todas as doenças cardíacas melhoram com os exercícios. Mas malhar reduz o nível de triglicérides e do colesterol ruim (LDL) e aumenta o do bom (HDL), diminuindo os depósitos de gordura nos vasos do coração. Além disso, fortalece os músculos cardíacos. Todos os aeróbicos

PRESSÃO ALTA, medir a pressão sanguinea é medir a força que o sangue faz contra as paredes das artérias. Se voce tem pressão alta, isso mostra que seu coração faz uma força grande para bombear o sangue pelo corpo. Já está comprovado que os exercícios aeróbicos funcionam tao bem para baixar a pressão

uanto alguns remédios. Aeróbicos leves ( como caminhar ou andar de bicicleta), desde que orientados por um especialista.

OSTEOPOROSE, as maiores vítimas dessa doença, que deixa os ossos fracos e porosos, são as mulheres que entram na menopausa. Os exercícios ajudam a prevenir a osteoporose porque, quando os ossos são constantemente exigidos em alguns movimentos, ficam cada vez mais fortes. Aqueles que usam peso, como a musculação, e os aeróbicos (principalmente para mulheres pós-menopausa).

DIABETES, os diabéticos têm que controlar constantemente a taxa de açucar no sangue porque produzem pouca ou nenhuma insulina . os exercícios melhoram a absorção de açucar pelas células, a circulação sanguinea e combatem a obesidade, problema comum da maioria dos diabéticos. Localizados e aeróbicos em ritmo moderado.



Se voce tem qualquer um destes problemas, conslute seu médico antes de começar os exercícios.



























O RELAXAMENTO DINÂMICO

O STREESS

Angústia, ansiedade e infelicidade são as causas mais conhecidas do que se convencionou chamar de stress psicológico, que, se não for neutralizado, certamente acarretará efeitos nocivos, principalmente neurose, depressão e moléstias psicossomáticas. Queiramos ou não, o stress é um componente sempre presente na vida daqueles que vivem nas modernas sociedades industrializadas. A Tensão nervosa tem muitas causas, que podem ir da poluição ambiental ou sonora aos problemas financeiros, intelectuais ou afetivos. A maneira como cada pessoa reage é que é muito variável, de acordo com cada personalidade. Enquanto alguns enfrentam crises com tranqüilidade, e até tiram proveito delas, outros tremem à simples idéia de que possam surgir problemas. Entretanto, o stress é um fator que pode conduzir a altos níveis de colesterol, hipertensão, úlcera, colite, problemas coronários e até derrame. Uma ATITUDE MENTAL correta é, talvez, o fator mias importante na luta para se evitar a tensão.

No equilíbrio entre o CORPO e MENTE, trabalho e lazer, os efeitos da tensão podem ser diminuídos e até superados. Conseguir tempo para se divertir, desfrutar da vida em família, curtir as crianças, além de métodos de relaxamento e meditação, certamente contribuirão para tornar a vida mais amena.



6 perguntas sobre STRESS



A correria e as tensões do dia-a-dia são meio caminho para o aparecimento do stress.

Você é do tipo que faz várias coisas ao mesmo tempo, é altamente centralizador, ansioso e se preocupa com tudo que está a sua volta? Se a resposta for positiva para a maioria destas questões, com certeza você é sério candidato ao stress ou já está vivendo essa situação.



1. O que é STRESS?



Trata-se de um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação nova que exige esforço para adaptação. O stress é necessário, pois coloca o organismo em alerta, tornando-o apto a lidar com os desafios do cotidiano. Mas quando esse estado de alerta se torna crônico o organismo se desgasta, prejudicando a saúde.



2. Quais os principais sintomas físicos e psicológicos de uma pessoa estressada?



O stress se divide em quatro fases, com sintomas diferentes em cada uma delas.



1.ª fase: diante de fatores que provocam stress, a pessoa sente medo, pânico, apreensão e eventualmente alegria.



2.ª fase: o organismo libera substâncias para se defender da presença prolongada de algum fator estressante. São os neurotransmissores; adrenalina, noradrenalina e cortisol. A pessoa sua muito, tem palpitações, fica com as extremidades frias, sente angústia e ansiedade.



3.ª fase: graças a sua capacidade de defesa, o organismo entra em equilíbrio com o agente estressante. Se esse fenômeno for de curta duração, não há sintomas. Se prolongado, provoca irritabilidade, alteração no sono e dores musculares.



4.ª fase: o equilíbrio se rompe e o organismo perde a capacidade de se defender. Isso pode causar fadiga crônica, depressão, idéias suicidas, apatia e síndroma do pânico.

Algumas pessoas passam pôr todos estágios. Outras param no segundo ou no terceiro, vai depender da capacidade de cada um.



3. Quais os fatores que provocam stress?



Até mesmo ganhar na loteria, ser promovido no trabalho ou receber um pedido de casamento podem causar stress. É o chamado stress positivo. Já o negativo é provocado pela perda de pessoas queridas, problemas econômicos e excesso de trabalho entre outros. Ambos, quando muito intensos, trazem riscos à saúde.



4. Qual o papel das doenças graves no desenvolvimento do stress?



Quem não consegue reagir a um câncer, pôr exemplo, fica fisicamente esgotado. O pessimista tem certeza de que a doença vai matá-lo. Pôr causa desse tipo de pensamento negativo, ele se angustia, se isola e se estressa.

E tem o outro lado da moeda: o stress é o fator de risco para o desenvolvimento de doenças.



5. Há uma faixa etária em que se corre mais risco de ficar estressado?



Em qualquer idade as pessoas estão sujeitas ao stress. Mas o grupo mais vulnerável se situa na faixa dos 30 aos 50 anos de idade, época em que a luta pelo trabalho e pela estabilização social é maior.



6. Quando o stress já se instalou, qual o tratamento adequado?



Várias técnicas ou terapias podem ser usadas, em conjunto ou isoladamente de acordo com a avaliação médica.



A GINÁSTICA OCULAR



Os olhos são um sistema extremamente sofisticado com uma extraordinária sensibilidade, que recebe a metade dos estímulos vindos do cérebro.

Os olhos, principalmente o olhar, refletem quilo que você é.

Dizem mais também, a maneira como você PROCESSA as informações no seu cérebro.



Desenho



Uma “ginástica tônica” dos olhos estimula não somente o órgão visual, mas seus efeitos tem uma repercussão em todo o conjunto do organismo.



O PROCEDIMENTO

Confortavelmente relaxado em sua cama, ou numa cadeira ou sofá, com a coluna reta, e os braços apoiados, olhar para cima, para baixo, para o lado esquerdo, para o lado direito, fazendo estes movimento seqüencial vinte vezes, repetindo mais três vezes, cada vez iniciando numa posição diferente, de forma que ao final você tenha iniciado pôr cada uma das quatro posições. Procure manter a seqüência iniciada em cada série.

Após este exercício ocular, banhe seus olhos, com farta quantidade de água boricada, e a seguir pingue algumas gotas de seu colírio preferido. Aplique uma compressa em seu olhos de chá de camomila. Deixe seus olhos tampados e descansando, de forma que nenhuma luz os incomode. Inicie o relaxamento dinâmico.





O RELAXAMENTO DINÂMICO



O Procedimento



Este procedimento pretende através da utilização dos três canais de comunicação, o Visual, o Auditivo e o Cinestésico, atingir os cinco Sentidos, e assim promover um eficiente relaxamento.



O AUDITIVO

• Um CD



O VISUAL

• A Ginástica Ocular



O CINESTÉSICO



Um Aroma, seu aroma particular, determinado através da Horoscopia e Angeologia.

Um Sabor, específico para relaxamento, um chá.

Um Toque, uma temperatura específica, que propicia ternura e aconchego.